TMB – Taxa de Metabolismo Basal

O cálculo mais importante para emagrecer é o que define a TMB e lhe permite tomar as deciões certas para um emagrecimento em que você escolhe a dieta correta para você.

O triângulo do processo de emagrecimento compreende:

1 – A compreensão de que emagrecemos quando temos um gasto calórico superior à nossa ingestão calórica;

2 – A verificação se o nosso peso está proporcional à nossa estatura (calculando-se o IMC) e;

3 – O equilíbrio de nosso Metabolismo em descanso que é verificável pelo calculo da TMB.

E o que é a TMB e como se calcula?
Segundo McArdle, a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) é o calculo da quantidade mínima de calorias (energia) necessária para a manutenção das funções vitais de nosso organismo quando em repouso (por isso que se chama “basal”).

E como se calcula a TMB?
Isso é meio complicado mas não é tão difícil assim. O que torna complicado o cálculo é que temos que levar em conta o sexo, o peso, a altura, a idade e o nível de atividade física. A relevância da atividade física é interessante pois se você for um atleta olímpico ou um fundista (corredor de maratona) poderá comer como um elefante e sempre será magro. O grande problema é que nós os gordos detestamos atividades físicas e alguns de nós (é o meu caso) não podemos fazê-la por alguma deficiência física (no meu caso problemas nos joelhos). Se você é uma pessoa sedentária, ou alterocopista (unica coisa que levanta é o copo), ou bitucarremessador (só arremessa bitucas de cigarro) obviamente necessitará de muito menos energia (leia-se calorias) do que uma pessoa que trabalha o dia inteiro e estuda a noite. Portanto a primeira coisa que precisamos entender é o Nível de Atividade Física, observe a tabela a seguir:

Sexo Leve Moderada Intensa
Homem 1,55 1,78 2,10
Mulher 1,56 1,64 1,82

Você pratica atividade física LEVE quando se exercita por 30 minutos 1 a 2 vezes por semana.
Você pratica atividade física MODERADA quando se exercita entre 30 a 60 minutos de 2 a 4 vezes por semana.
Você pratica atividade física INTENSA quando se exercita por 1 hora cinco vezes por semana ou mais.

Calculando a TMB para mulheres:

655 + ((peso X 9,6) + (altura X 1,8)) – (idade X 4,7) = resultado
resultado X Nível de Atividade Física = quantidade de calorias para manter seu peso

Calculando a TMB para homens:

66,5 + ((peso X 14) + (altura X 5)) – (idade X 6,7) = resultado
resultado X Nível de Atividade Física = quantidade de calorias para manter seu peso

Bão, o resto você já sabe, se ingerir essa quantidade de caloria, manterá o peso, se ingerir menos emagrecerá e se ingerir a mais engordará. Estamos de volta às questão da pia gorda, se o aporte de água for maior do que o ralo der conta de eliminar, inicia-se o processo engordativo, se o ralo (consumo de calorias) for grande, poder-se-á comer mais.

Agora você já sabe tudo o que é necessário para emagrecer.

Esta entrada foi publicada em TMB - Taxa de Metabolismo Basal. ligação permanente.

9 Respostas a TMB – Taxa de Metabolismo Basal

  1. Ronaldo Marinho dos Santos diz:

    Conciso, direto e claro. Gostei da explanação.

    • admin diz:

      Ok, Ronaldo você é sempre bem vindo e ao fazer cuidadosamente o calculo da TMB você tem condições de encontrar a quantidade de calorias que necessita para nortear sua alimentação e quaisquer outros procedimentos dietéticos que venha a adotar. Abraço. Marco Natali

      • Ricardo diz:

        Algo nao fecha nessa matematica. Porque alguns engordam com a mesma dieta e outros nao, supondo o mesmo nivel de atividade fisica?

        • admin diz:

          Em um próximo post, você vai entender o porquê. Ocorre que o metabolismo se divide em duas funções o anabolismo e o catabolismo, o anabolismo é um mecanismo voltado a um melhor aproveitamento dos alimentos ingeridos, ao passo que o catabolismo se volta à queima das calorias dos alimentos ingeridos. É certo que os atletas têm um catabolismo maior que os sedentários e que os sedentários têm um anabolismo maior que os atletas. É por isso que quem tem tendência engorda e também é porisso que tantos atletas tomam anabolizantes. Mas tudo será explicado em detalhes neste Blog. Você não perde por esperar.

        • admin diz:

          Isso depende de sua composição corporal, se você tem músculos ou só massa gorda. O percentual de um e de outra é fundamental na determinação dos resultados.

  2. claudia diz:

    estou esperando tambem, me interesso muito por esse assunto, porque tenho a mesma duvida do Ricardo.
    beijos

    • admin diz:

      Não perde por esperar, falaremos muito sobre o metabolismo, pois nele está o grande segredo do emagrecimento como se aprende na dieta EMAGRECER PARA A VIDA.

  3. Luiz Henrique diz:

    outro ponto importante quanto ao emagrecimento, é a composição corporal (quantidade de massa muscular e gordura), pois o tecido que tem uma maior taxa de “queima de calorias” é o tecido muscular, e não o tecido adiposo.
    abraçao tio